FANDOM

Samus Aran
Mom vignette
Personagem principal da franquia de jogos Metroid

Nome no Japão

Samusu Aran (サムス・アラン)

Série de jogos

Metroid

Primeiro jogo

Metroid

Dublador em inglês

Jeniffer Hale (2002 a 2007)
Alésia Glidewell (2008)

Sexo

Feminino

Espécie

Humana

Terra natal

Planeta K-2L

Samus Aran é a protagonista dos jogos da série Metroid da Nintendo. Ela é notável por ser uma das primeiras protagonistas de sexo feminino de um jogo eletrônico (por usar uma armadura que cobre todo o seu corpo, acreditava – se ser um homem, o que fora desmentido ao final do primeiro jogo) e uma das poucas a não ter apelo sexual, apesar de a maioria dos jogos da série mostrar Samus em poses e roupas provocantes ao se terminar o jogo dentro de um certo período de tempo ou após um certo percentual de itens coletados, em especial em jogos de Game Boy Advance. No início da série, acreditava-se que ela fosse apenas uma armadura, um ciborgue. Seu nome é uma homenagem a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Sua criação foi inspirada em outra personagem feminina, Ellen Ripley, protagonista da franquia de filmes Alien.

História Editar

Samus Aran foi a única sobrevivente do Planeta K-2L quando os Space Pirates arrasaram o lugar, sendo criada, desde então, pela raça alienígena Chozo e enviada a um treinamento especial, onde com quatorze anos de idade ganhou a Power Suit (uma armadura de combate feita com base no esqueleto de um Chozo). Com o passar do tempo, Samus concluiu missões que eram consideradas impossíveis, mas não terminou o treinamento da Galactic Federation e se tornou caçadora de recompensas. Sua primeira missão (Metroid, 1986, NES) era destruir as reservas de Metroids dos Space Pirates em Zebes, derrotando os líderes Kraid, Ridley e Mother Brain no processo. Depois acabou com os experimentos dos Piratas envolvendo a substância mutagênica Phazon (Metroid Prime, 2002, Game Cube), buscou soldados da Federação perdidos no Planeta Aether e salvou os nativos de invasores de uma dimensão paralela (Metroid Prime 2: Echoes, 2004, Game Cube), investigou uma energia misteriosa no sistema Alymbic, enfrentando 6 caçadores concorrentes ao mesmo tempo (Metroid Prime: Hunters, 2004, Nintendo DS), e ainda lutou contra mais Space Pirates (Metroid Prime 3: Corruption, 2007, Wii). Em seguida (Metroid II: Return of Samus, 1991, Game Boy) a Federação Galática pediu para Samus exterminar os Metroids em seu planeta natal (SR288), matando todos menos um, que foi entregue para os cientistas da Federação. Porém Ridley sequestrou-o, e Samus o seguiu até Zebes, onde começa sua nova aventura (Super Metroid, 1994, SNES) em busca do suposto último Metroid. E por fim, Samus ainda retorna ao SR388 anos depois e luta contra seu próprio clone devido a parasitas X nativos do planeta (Metroid Fusion, 2002, Game Boy Advance).

Em Metroid: Other M, Samus fica na forma Zero Suit Samus, e usa uma pistola a laser que pode se transformar em um chicote a laser quando necessário. Zero Suit Samus também aparece em Super Smash Bros. Brawl, após o Final Smash, Power Suit Samus, ou usando certos comandos nos controles do jogo.

Jogos Editar

Metroid
Jogos
Artworks-000067981097-exepla-crop
Metroid (Zero Mission) . II: Return of Samus . Super Metroid . Fusion . Other M.Metroid Prime . 2: Echoes . Pinball . Hunters . 3: Corruption . Trilogy
Personagens Samus Aran
Outros Chozo . Zebes